domingo, 31 de outubro de 2021

O DESERTO DENTRO DO MAR

 

O DESERTO DENTRO DO MAR

"Cultivar o deserto/ como um pomar às avessas."
João Cabral de Melo Neto

Neste exílio em mim
Pelas areias do tempo
Olho para trás e reparo
Pegadas que meus pés
Descalços e cansados
Já não se lembram mais

À procura daquele navio
Há tantos anos afundado
Afoguei-me no imenso vazio
Do despejar das minhas águas
Explorando o deserto que sempre
Esteve dentro do meu mar
Andarilho da minha aridez
Encontrei lembranças, ossadas
E o sal das noites em lágrimas
Que eu não mais chorei

Após descobrir outros naufrágios
Que nem sabia que existiam
No meio de tantos destroços
Encontrei o que buscava

A partir desse momento me permiti
Fluir imensurável outra vez
E o deserto voltou a ser mar

Geraldo Ramiere (do livro Desencantares Para O Esquecimento, páginas 95 , editora Viseu). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tradutor