sábado, 13 de junho de 2020

QUILOMBOLA

Em mim habitam quilombos
Fundados por aqueles

Que eu escravizava
Meramente por terem
A mesma cor negra
Das noites negadas
Que eu tanto temia
Fugidos das minhas senzalas
Escapando de meu engenho

Aos meus arredores
Enviei meus capitães do mato
E emissários da morte
Mas como de nenhum deles
Houve notícia ou regresso
Eu mesmo, sozinho
Enveredei-me armado
Pelas matas, em busca
Desses quilombos

Porém, ao chegar
Acabei surpreendido
Ao invés de luta
Receberam-me com festa
Dizendo-me que finalmente
Eu estava liberto
Ao invés de escravos
Encontrei batuques
Cangomas e congos
Origens e orixás
E ao invés de recapturar cativos
Eu que fui cativado
Desde então habito
Em cada um dos quilombos
Protegendo nossas terras
Com todo orgulho por ser
Quilombola de mim mesmo

Geraldo Ramiere


   Imagem: Arte em Barro de Comunidade Quilombola de Muquén - União dos Plamares - Alagoas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tradutor